O I Seminário Regional Direitos dos Animais: o Ensino e a Pesquisa sem Crueldade foi uma realização da SOS Animais (Pelotas) e da Amigo Bicho & Companhia (Rio Grande), com apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, grupo Defensores dos Direitos Animais, Centro Acadêmico Ferreira Vianna (Direito - UFPel), Hotel Curi Palace e Seriarte. O evento ocorreu no dia 14 de maio de 2009, com entrada franca, e teve início às 19h, no auditório das Promotorias de Justiça de Pelotas. Compareceram estudantes e professores das universidades da região (UFPel, UCPel, Anhanguera, FURG, Unipampa) e representantes de diversos outros segmentos da sociedade civil, totalizando 192 inscritos.

Os palestrantes convidados foram o Dr. Laerte Fernando Levai, Promotor de Justiça de São José dos Campos/SP, autor de livros e artigos sobre os animais no contexto jurídico brasileiro; o biólogo Thales Tréz, representante da Interniche no Brasil e autor de livros e artigos sobre a substituição do uso de modelos animais no ensino e na pesquisa contemporâneos; e o acadêmico Róber Bachinski, do curso de Biologia da UFRGS, pioneiro em obter na Justiça o direito de não utilizar modelos animais em aulas práticas no Brasil e estudioso das técnicas que podem ser empregadas em substituição ao método da vivissecção.

O evento teve como objetivo conscientizar a comunidade acadêmica para os diversos aspectos que envolvem a utilização de animais em atividades didáticas e científicas, abordando o tema dos pontos de vista jurídico, ético, filosófico e científico. Buscou-se, com a realização deste seminário, despertar o espírito crítico de estudantes e educadores, fazendo-os refletir sobre as reais possibilidades de substituição do uso de modelos animais em ensino e pesquisa na atualidade.

Veja as fotos!
Veja as apresentações!


Importante!

Os certificados de participação serão fornecidos aos inscritos pelo Centro Acadêmico Ferreira Vianna (Direito/UFPel) até o final do ano de 2009. Contatos para maiores informações com Lawrence ou Anderson, através do e-mail contato@cafv-ufpel.com.

Estudantes e professores interessados em obter maiores informaçãos sobre as possibilidades de substituição ao uso de animais em atividades didáticas/científicas podem visitar o site da Interniche Brasil.

Interessados em obter uma cópia do DVD com todas as palestras apresentadas no seminário devem solicitar informações através de nosso e-mail sos@sosanimaispelotas.org.br.


Palestrantes

Laerte Fernando Levai: Graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, em Direito pela Universidade Mackenzie e em Letras pela Faculdade Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Atualmente faz Mestrado em Direito no Centro Universitário Salesiano, na linha de pesquisa “Ética, Biodireito e Cidadania”. É Promotor de Justiça em São José dos Campos, atuando na área criminal ambiental e na tutela jurídica dos animais. No desempenho desta função, afora sua atuação contra os rodeios, ajuizou as pioneiras ações civis públicas contra matadouros, circos com animais e vivissecção, além de firmar termos de ajustamentos de conduta para evitar o abuso na utilização de cavalos em serviços de tração, maus tratos a cães e gatos, distribuição de aves como brindes e exposição de filhotes em pets. É autor de diversos artigos sobre direitos dos animais em livros e coletâneas jurídicas, do livro “Direito dos Animais – o direito deles e o nosso Direito sobre eles” (Editora Mantiqueira) e co-autor do livro “Manual Prática da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente” (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo). [Fonte]

Thales de Astrogildo e Tréz: Thales de A. e Tréz possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e mestrado em Ética Aplicada pela Katholieke Universiteit Leuven (2001). É professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Tem experiência na área de Ética na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: bioética, vivissecção, experimentação animal, métodos alternativos e educação humanitária. Coordena a InternicheBrasil desde 1999, promovendo a substituição do uso de animais no ensino superior. Tem perfil profissional extensionista, coordenando projetos nas áreas de educação ambiental, ensino médio e cultura negra. [Fonte, Currículo Lattes]

Róber Freitas Bachinski: Natural de Santa Maria, RS, graduando em Ciências Biológicas pela UFRGS. Participa da pesquisa "Estratégias substitutivas ao uso de animais no ensino e pesquisa" orientado pela Prof. Dra. Nádia Geisa Silveira de Souza, Professora do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Com trabalhos em andamento sobre objeção de consciência, ética animal, história da relação homem/outros animais e metodologias substitutivas ao uso de animais no ensino e pesquisa. Atualmente participa como colaborador na ONG Interniche, grupo Brasil, e no Grupo pela Abolição do Especismo de Porto Alegre. [Currículo Lattes]


Links

Interniche Brasil
Ministério Público do Rio Grande do Sul
Ministério Público do Estado de São Paulo
Centro Acadêmico Ferreira Vianna
Defensores dos Direitos Animais
Curi Palace Hotel
Seriarte
Comissão de Ética em Experimentação Animal da UFPel